Selecione uma Categoria

Resolução SE-13, de 03/03/2011

04/03/2011 - Altera o Anexo que integra a Resolução SE-70, de 26-10-2010, que dispõe sobre os perfis profissionais...

24 – São Paulo, 121 (43) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 4 de março de 2011

Resolução SE-13, de 3-3-2011

Altera o Anexo que integra a Resolução SE-70, de 26-10-2010, que dispõe sobre os perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos educadores da rede pública estadual e os referenciais bibliográficos que fundamentam os exames, concursos e processos seletivos, e dá providências correlatas

O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou

a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Resolve: Artigo 1º - Ficam incluídos referenciais bibliográficos no Anexo que integra a Resolução SE nº 70, de 26.10.2010, na seguinte conformidade:

I – Professor PEB – I – Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano)

Livros e Artigos para o Professor PEB-I:

impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em:

GOMES, Candido Alberto. A educação em novas perspectivas sociológicas. 4ª ed. rev. e ampl. São Paulo: EPU, 2005. (Temas básicos de educação e ensino).

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização.

São Paulo: Cortez, 2003.

LOPES, Alice Casimiro. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: UERJ, 2008. (Pesquisa em educação).

SARMENTO, Manuel; GOUVEIA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis:

Vozes, 2008.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 3ª ed. Campinas, Autores Associados, 2010. (Memória da educação).

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo:

Contexto, 2003.

II – Professor PEB-II – Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio

Bibliografia comum a todas as áreas

Livros e Artigos comuns a todas as áreas

- Vozes, 2008.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2010. (Memória da Educação)

III – Diretor de Escola

Livros e artigos para Diretor de Escola

FREITAS, Kátia Siqueira de; SOUSA, José Vieira de. Progestão:

como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar?

- módulo X. Brasília: CONSED, 2009. Disponível em: http://

www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/ccs/Modulo10_CE.pdf

São Paulo: Cortez, 2003.

NEUBAUER, Rose; SILVEIRA, Ghisleine Trigo da. Gestão de sistemas escolares: quais caminhos perseguir? In: SCHWARTZMAN,

Simon; COX, Cristián (Ed.). Políticas educacionais e coesão social: uma agenda latino-americana. Rio de Janeiro: Elsevier;

São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2009. cap. 3.

SARMENTO, Manuel; GOUVEIA, Maria Cristina Soares de

(Org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis:

IV – Supervisor de Ensino

Livros e artigos para Supervisor de Ensino

GATTI, Bernadete Angelina (Coord.). Professores do Brasil:

impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.Disponível em:

Vozes, 2008.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2010. (Memória da educação).

Artigo 2º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

+Legislações