Selecione uma Categoria

Seção I - Pág. 33

Comunicado Conjunto CGEB/CIMA, de 25/08/2014

Dia do SARESP na Escola

A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica e a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional, considerando:

a retificação do DO de 12-12-2013 publicada em 18/07/2014, que estabelece 1(um) dia entre 8 e 12 de setembro, para o desenvolvimento das atividades de reflexão e discussão dos resultados do SARESP;

a importância de proporcionar aos educadores mais um momento específico voltado para a análise dos resultados da avaliação externa de sistema e seu cotejamento com os processos pedagógicos em desenvolvimento nas escolas;

Comunicam:

1. O dia destinado à reflexão sobre os resultados do SARESP 2013, nas unidades escolares, deverá ocorrer no período de 08-09-2014 a 12-09-2014.

2. As Diretorias Regionais de Ensino, consideradas suas especificidades e cronogramas de atividades, ficam incumbidas de definir para as respectivas regiões e escolas a melhor data no período especificado.

3. As Diretorias Regionais de Ensino poderão desenvolver atividades junto às suas equipes (supervisores, diretores e professores coordenadores do núcleo pedagógico) e equipes escolares (gestores e/ou docentes), em preparação para as ações nas unidades escolares.

4. Com objetivo de contribuir para as reflexões e formação dos educadores sobre o SARESP a CIMA promoverá Videoconferência a ser realizada em 03-09-2014, das 13h às 15h, que também poderá ser utilizada como subsídio nas ações regionais e locais.

5. As ações locais, mencionadas nos itens 3 e 4, a serem planejadas pelas Diretorias Regionais de Ensino em apoio às escolas, além de contarem com as experiências anteriormente desenvolvidas e com as propostas específicas de cada região, receberão os seguintes aportes:

5.1 - Publicações do SARESP 2013, entregues pela VUNESP nas Diretorias Regionais de Ensino na última semana de agosto, com exemplares para todas as escolas, a saber:

5.1.1 Sumário Executivo

5.1.2 Relatório Pedagógico do 2º e 3° anos do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa e Matemática)

5.1.3 Relatório Pedagógico de Língua Portuguesa

5.1.4 Relatório Pedagógico de Matemática

5.1.5 Relatório Pedagógico de Ciências Humanas

5.1.6 Relatório de Estudos

5.2 - Documento “Sugestão de abordagem para o dia do SARESP na escola”, elaborado pelas equipes da CGEB, a ser enviado por e.mail, para as Diretorias Regionais, pela CGEB.

6. As ações e documentos elencados no presente comunicado se constituem como foco das atividades que se objetivam para esse dia específico, porém as discussões desencadeadas deverão prosseguir também nas ATPC subsequentes, incorporando- se ao processo contínuo de análise e tomadas de decisão no acompanhamento e execução das propostas pedagógicas das unidades e nos processos formativos locais, regionais e centrais.

+Legislações