30/04/2015

Dissertação de Mestrado aponta as contradições e injustiças do Idesp

A Supervisora de Ensino da DER de Caieiras, Marcia Maria Vieira da Maia, enviou sua dissertação de mestrado intitulada "O índice de desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo como indutor da qualidade da educação: potencialidades e contradições", apresentada em 2013 na Universidade Cidade de São Paulo, para a obtenção do título de Mestre em Educação, sob orientação da Profª. Drª. Celia Maria Haas. O trabalho aponta as contradições e injustiças do índice, “utiliza dados do IDESP, relativos a 86 escolas do Estado de São Paulo indicando, em conclusão, que os resultados anunciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo não evidenciaram evolução na qualidade do ensino oferecido”. Em 2013, ela apresentou o estudo no XXVII Encontro Estadual APASE, em Comunicações, quando ainda finalizava o trabalho.

Maia também encaminhou artigo escrito em parceria com as suas orientadoras Sandra Zákia e Celia Haas, com base em sua dissertação de mestrado. O artigo foi publicado na revista Estudos em Avaliação Educacional, da Fundação Carlos Chagas.

Artigo - Avaliação, Índices e Bonificação: controvérsias suscitadas por dados da Rede Estadual Paulista

Teses, Dissertaçõs e Artigos

Teses, Dissertaçõs e Artigos anteriores