18/03/2016

APASE retoma discussão da Base Nacional Comum

Cerca de 100 Supervisores comparecem à Sessão

Responsável: Profa. Dra. Ghisleine Trigo Silveira e Prof. Dr. Luiz Carlos Menezes

O Sindicato-APASE promoveu na manhã do dia 18 de março, no Salão Dourado do Hotel San Raphael, mais uma Sessão de Estudos para retomar o tema “Base Nacional Comum: outras considerações”. Dessa vez com a participação da Profa. Dra. Ghisleine Trigo Silveira (Coordenadora de Gestão da Educação Básica - SEE, graduada em Pedagogia e Ciências, títulos de mestrado e doutorado com pesquisas na área de Saúde Pública pela USP) e do Prof. Dr. Luiz Carlos Menezes (Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo; Membro do Conselho Técnico Científico da CAPES/MEC para Educação Básica e consultor da UNESCO).

Com a presença de quase cem educadores, a Sessão teve início com a apresentação do Prof. Menezes que, momentos antes atendeu a reportagem do Jornal APASE. Para ele, esse espaço de debate no sindicato é mais do que natural, necessário e bem-vindo. “Este é um momento de consulta, de debate e de contribuições para que se pense a educação, nesse caso a proposta curricular mais geral e, portanto, mais do que adequado que o Sindicato de Supervisores de Ensino, pela função que tem esse profissional, discuta isso.”

Menezes acredita que ainda há muito que “enfrentar, questões conceituais, de prioridade e diferentes vozes falando em direções opostas”. E tantas visões com alinhamentos diferentes são difíceis de compatibilizar, concluiu ele.

Para a coordenadora Ghisleine Trigo é fundamental a abertura desse espaço de discussão no Sindicato-APASE, principalmente a “Supervisão que tem uma formação e uma trajetória dentro da educação pública se pronuncie, debata as discussões tanto do processo de elaboração da base quanto das próximas fases”. Trigo reiterou a importância do evento, da “participação das pessoas, para que o documento possa, de fato, representar um avanço no que se refere às diretrizes para a educação como um todo”.

Esclareceu também que, segundo as informações do MEC, depois de encerrada a segunda fase no dia 15 de março, com análise crítica e recebimento de sugestões, em abril chegará um novo documento para a rede, entregue à Secretaria de Educação “exatamente para que as secretarias, articuladas com os diferentes segmentos, façam sugestões nesta proposta mais pronta, na qual, em princípio, deve ter incorporado as sugestões feitas ao longo da discussão”, ressaltou Trigo.

O material apresentado pela Profa. Ghisleine Trigo, durante a sessão, está disponível aqui.

Sessão de Estudos

Sessão de Estudos anteriores