26/02/2016

Base Nacional Comum: algumas considerações

BNCC - descritivo que definirá os conteúdos que deverão fazer parte dos currículos das escolas de educação básica

Local: Sede APASE
Responsável: Profª Dra. Mara Regina Martins Jacomeli

Sessão de Estudos analisa a Base Nacional Comum

Na manhã do dia 26 de fevereiro, foi realizada Sessão de Estudos coordenada pela Profª Dra. Mara Regina Martins Jacomeli para tratar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), descritivo que definirá os conteúdos que deverão fazer parte dos currículos das escolas de educação básica nos próximos anos, por determinação do Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta preliminar apresentada pelo Ministério da Educação (MEC), em 16 de setembro do ano passado, foi elaborada por grupo de pesquisadores, formadores de professores e representantes de associações, convidados pelo MEC.

Em sua manifestação, Mara Jacomeli retomou, historicamente, pontos essenciais sobre o tema e falou da importância do conhecimento do assunto para o supervisor de ensino e de sua consciência do aspecto de privatização da coisa pública que se esconde atrás da Base Curricular. Para ela, o supervisor deve “se apropriar dos conteúdos e dos conhecimentos oferecidos para entender porque é importante uniformizar a educação nas escolas, a quem serve, quem são os agentes interessados e em que medida isso benefica a escola e o aluno brasileiro. Resistência é o melhor momento e a melhor palavra. Entenda, não é necessário ser contrário à Base Comum. É necessário que você incorpore a pluralidade de opiniões, a pluralidade teórica, a diversidade entre os seres humanos, diversidade teórica e metodológica.”

Sessão de Estudos

Sessão de Estudos anteriores