01/10/2014

O momento atual no campo social, político, econômico e educacional

Caros Supervisores e Supervisoras

O momento atual no campo social, político, econômico e educacional aponta para diversas frentes de demandas, relacionadas ao trabalho da Supervisão de Ensino e de nossa Entidade.

Nesse contexto, podemos destacar a edição da Lei Federal nº 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação. Em decorrência deste apresenta-se o prazo de 1 ano para elaboração dos Planos Estaduais e Municipais de Educação. E mais, faz parte das discussões em torno destes planos, em suas diferentes esferas, a discussão a respeito da Valorização do Magistério e, consequente, elaboração do Plano de Carreira do Magistério1.

Assim sendo, as teses emanadas de nossas sessões de estudos, encontros e fóruns, deverão estar representadas e defendidas nos diferentes espaços institucionais nas diferentes regiões do Estado de São Paulo. Somente com uma participação efetiva e comprometida de toda a base do Magistério é que conseguiremos a concretização de nossas reivindicações.

Para tanto, a participação de cada filiado Apase , em seu município, em sua região e, principalmente, junto a nossa Entidade é imprescindível neste momento de luta, de embate de ideias e sobretudo de proposição de políticas públicas de Valorização do Magistério.

As teses até agora construídas, resultado da articulação da Apampesp, Apase , CPP e Udemo, encontram-se sistematizadas em Documento protocolizado junto aos principais partidos que participaram do pleito eleitoral ao Governo do Estado, que reafirma a necessidade de compromisso do próximo Governo com uma educação pública, estatal e que promova o acesso ao acervo cultural da humanidade de forma efetiva a todas as crianças, jovens e adultos que ainda não concluíram a Educação Básica2.

O Sindicato-Apase vem promovendo, constantemente, o diálogo entre pares, entidades, autoridades constituídas, universidades, entre outros, de forma a expressar e defender o nosso compromisso primeiro: Educação.

A priorização do campo educacional pede, igualmente, o compromisso de nossos políticos com o Magistério, com a elaboração de um Estatuto e um Plano de Carreira que valorizem e dignifiquem os trabalhadores do Magistério desde

o seu ingresso até a aposentadoria. E reforçasse neste momento Aposentadoria Especial!

Esse processo, já em marcha, mas que se intensifica pós pleito eleitoral, conta com cada um de nós, Supervisores de Ensino, na ativa e aposentados. Nossas ações serão fortalecidas pelo conhecimento das produções do Sindicato-Apase , organicamente articuladas às demandas reais e concretas da supervisão, e com a legitimidade da filiação que a Entidade de Classe necessita nas negociações.

O momento é este! Faça parte da história da Educação paulista e da Supervisão de Ensino!

Rosângela A. Ferini V. Chede - Diretora-Presidente APASERosângela Aparecida Ferini Vargas Chede - Diretora-Presidente APASE

1Ver matéria da Sessão de Estudos com o Prof. Dr. Ismael Bravo, na pág. 07, e acesse o material, disponibilizado pelo palestrante,

no site APASE (www.sindicatoapase.org.br). Disponível no link “APASE/Eventos/Sessão de Estudos”.

2Ver Documento de Teses das Entidades, na íntegra, no site APASE. Disponível no link “Boletim Informativo - Teses das Entidades para a Valorização da Carreira do Magistério”.

Palavra do Presidente

Palavra do Presidente anteriores