05/10/2016

Nas diferenças... nossa força... nossa UNIÃO

Palavra da Presidente - Edição out./2016 - Jornal APASE

No mês de setembro realizamos nosso XII Fórum Sindical com o propósito de revisitar nossas teses passadas e avançar em outras, principalmente, naquelas que se referem à construção da concepção de Estado e de Sociedade.

A temática abordada é recorrente em nossos grupos de discussões Apase, por isso a continuidade da pauta neste ano, resultado das avaliações e indicações do Fórum passado. E assim ...

Idas e vindas ...

Avanços e retrocessos ...

Passo a passo, seguimos ...

E neste caminhar, vale ressaltar, sobretudo, o respeito aos valores, princípios e concepções que cada um dos filiados traz para os espaços internos e orgânicos de nosso Sindicato-Apase.

Sob estas premissas e de forma dinâmica, grupos de trabalho representando as inúmeras regiões do Estado refletiram acerca do documento base com teses preliminares (encaminhado para subsidiar as discussões do Fórum) e a partir de exposições e debates, pontos de vistas foram defendidos e confrontados, até chegarmos à redação que será publicada na próxima edição do Jornal APASE, mas que ainda será submetida à Assembleia Geral, em dezembro.

Uma carta de princípios e teses para nossa entidade é de extrema relevância, na medida em que, agrega perspectivas comuns que nos unem, que consolidam nosso pensar e norteiam nosso agir. E mais, subsidiam as ações e manifestações da Diretoria do Sindicato (e de seus filiados!).

Neste contexto, cabe enfatizar que, o Sindicato-Apase faz aquilo que os seus filiados querem. E aquilo que os filiados querem é expresso e manifesto nos momentos institucionais de representação, Conselho Deliberativo e Fórum e, individualmente, nas Assembleias. Por isso tudo, nossa participação na vida sindical é imprescindível!
Precisamos participar, cobrar de nossos representantes a participação e representação que lhe foram delegadas. Quanto mais este processo acontecer em sintonia (filiado – representante), maior será a nossa probabilidade de um caminhar que atenda aos reais anseios de nossa base, tão diferente e diversa!
Contudo, apesar das dificuldades para se estabelecer uma agenda comum e dialogal no interior da Supervisão de Ensino, que possui características tão próprias, queremos enfatizar que, esta aparente fragilidade é a nossa FORÇA.

A princípio, numa análise aligeirada, é de se pressupor que seria uma tarefa inglória tentar pacificar questões tão polêmicas e caras aos educadores, e que seria impossível uma representação da categoria nestas condições. Aos que assim pensam, não sinto em dizer... doce engano...

A força da Supervisão de Ensino paulista está justamente no seu caráter plural e diverso, refletindo igualmente a força de nossa sociedade, qual seja, a diferença. A principal característica de um Educador é justamente saber dialogar, não com os iguais (pois esta tarefa é fácil!), mas com os diferentes.

Quando promove este processo dialogal, o Supervisor de Ensino mantém aguçada a sua sensibilidade e seu poder de indignação para com todo tipo de injustiça social. O Supervisor de Ensino neste processo dialogal mantém viva sua Humanidade!

É esta Humanidade que nos mantém, apesar das diferenças individuais, apesar das discordâncias ideológicas, UNIDOS e FORTES a favor da Educação de qualidade social para TODOS, indistintamente.

Por tudo isso, nós, Supervisores de Ensino, nos unimos a favor da Educação, respeitamos os princípios constitucionais da ética, da moralidade, da transparência, da gestão democrática. Nós, Supervisores de Ensino, lutamos por qualidade no sistema de ensino, sem nos esquecermos da nossa função primeira que é a de formar a humanidade. E a nossa força está na legitimidade de nosso compromisso com o devir da vida! Supervisor de Ensino, esta é a nossa luta!!

Rosângela Ap. Ferini Vargas Chede - Diretora-Presidente

Palavra do Presidente anteriores