01/11/2016

A Supervisão de Ensino que comemoramos e defendemos

Palavra da Presidente - Edição nov./2016 - Jornal APASE

Este é um mês especial para nós, Supervisores de Ensino, comemoramos nosso dia em 14 de novembro! A indicação de uma data para um profissional representa o espírito de luta dessa profissão. E não podia ser diferente no nosso caso.

A Supervisão de Ensino se consolida historicamente como espaço de luta, tanto em defesa das políticas que garantem a educação pública, quanto em defesa dos alunos que dela necessitam.

E mais! A Supervisão de Ensino luta diuturnamente pela sua existência, mas não uma existência qualquer. Refiro-me a uma profissão com um campo de atuação próprio e a um profissional com atribuições distintas, voltadas especificamente para o sistema de ensino, transitando da escola para os órgãos centrais e dialogando com todos os sujeitos envolvidos na educação escolar em prol da qualidade social do ensino praticado em nosso Estado.

E, cabe também ressaltar, uma característica peculiar da Supervisão de Ensino, qual seja, a construção dos saberes profissionais com o outro Supervisor, num processo constante de troca.

Esta característica favorece o encontro e o diálogo na profissão, favorece o encontro de gerações, entre aqueles que já consolidaram o seu saber e aqueles que iniciam a caminhada neste campo amplo e complexo, considerando as diferentes áreas de atuação da supervisão.

E por estes aspectos, que aqui não se esgotam, citados rapidamente, que faço menção aos nossos Supervisores Aposentados. Todo o saber que hoje aplicamos em nosso trabalho foi construído e socializado por colegas que dedicaram sua vida à Supervisão de Ensino. O nosso Sindicato existe porque colegas se dedicaram à defesa da Supervisão. Alguns Supervisores assumiram a luta pelo coletivo.

A história existe para que não nos esqueçamos desses momentos e das pessoas que ajudaram a construí-la!

A preocupação com um Sindicato voltado para o atendimento de ativos e aposentados, conciliando os interesses sempre com vistas à valorização da Supervisão de Ensino, tem sido uma constante em nossa gestão. Ampliar os espaços de participação para ouvir a todos e assim desencadear ações que realmente atendam às demandas, tem sido recorrente. Porém de nada adiantaria novas proposições da Diretoria, ratificadas pelo Conselho Deliberativo e Assembleia Geral, se nossa base não respondesse.

A nossa participação aumentou significativamente nas reuniões do Conselho Deliberativo e Sessões de Estudos, para isso articulamos estes momentos com efetivo exercício para não haver prejuízos financeiros dos participantes na ativa.

Para o Aposentado, disponibilizamos na sede: aulas de inglês, de utilização de smarthphones, de informática, Cine Café, entre outros eventos.

No último ano, criamos o Encontro de Aposentados APASE. Na segunda edição, neste ano em Campos do Jordão, tivemos uma ampliação de participantes, superando as expectativas e esgotando as vagas. Além do momento cultural, pudemos conversar e discutir sobre rumos da nossa entidade e das atuais políticas educacionais.

Outros eventos tradicionais continuam a ser implementados, sempre com vistas à integração entre ativos e aposentados, como é o caso do Café Junino, Dia do Supervisor, da Confraternização de Final de Ano, entre outros.

Há que se ressaltar ainda nosso Encontro Anual que continua a ser referência para toda a supervisão estadual e municipal, em São Paulo e outros Estados.

Por essas exposições, quero aproveitar o mês em que comemoramos o Dia do Supervisor de Ensino, para agradecer todos pela participação e envolvimento nas atividades desenvolvidas pelo Sindicato.

Reafirmo, esta é a Supervisão de Ensino que comemoramos e defendemos! Parabéns Supervisor de Ensino pelo nosso Dia!

Rosângela Ap. Ferini Vargas Chede
Diretora-Presidente