01/04/2017

Como Fênix

Palavra da Presidente - Edição abr./2017 - Jornal APASE

Os últimos anos revelaram políticas pouco humanas, para não dizer cruéis, envolvendo os servidores públicos. Desde a amarga ausência de reajustes há quase três anos até a avalanche que envolve nossas vidas com as reformas da Previdência, Trabalhista, nova lei de Terceirizações, entre outras.

O Sindicato-Apase por suas características (base territorial, número de cargos na ativa, trajetória dos profissionais, estrutura central de sede...) que o colocam como uma “pequena” entidade, sofre diretamente o impacto de cada nova medida governamental.

Neste contexto, há os que apostavam (e ficariam felizes) em sua desintegração.

Doce ilusão...

Ao contrário, os últimos anos indicaram um movimento de superação das dificuldades e revitalização das lutas.

O movimento interno e dinâmico do Sindicato pode ser relacionado ao mito grego da Fênix que, normalmente, é descrito pela ave que renasce de suas próprias cinzas. Mas há também uma outra característica pouco comentada. Segundo a mitologia, a Fênix também é reconhecida por sua força que a faz transportar, em voo, cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes, ou ainda se transformar em uma ave de fogo1.

Apesar dos tempos difíceis, a Supervisão de Ensino paulista resiste, mostra sua indignação, denuncia o descaso com as políticas salariais e as de valorização do magistério, e mais, de maneira propositiva assume sua formação teórica, política, prática, estética e ética, dimensões inseparáveis da práxis educacional.
A despeito do que dizem, o Supervisor de Ensino viaja por horas, assume sua falta e perdas salarias e funcionais para participar das Sessões de Estudos promovidas por nosso Sindicato. Nossos aposentados continuam ativos, frequentam a sede e participam dos eventos promovidos pela entidade, que ultrapassam o momento social, cultural, de lazer para se tornarem espaço de discussão a respeito da militância sindical.

A análise dos dados internos do Sindicato, na última década, revela um crescimento das ações da entidade, bem como da participação dos conselheiros e representantes das Diretorias de Ensino em nossas reuniões do Conselho Deliberativo e nas sessões de estudos, além de outros eventos. Os gráficos abaixo, apresentados na última Assembleia Geral, em razão da prestação de contas da Diretoria Apase (2014-2017) com relação as atividades desenvolvidas e despesas realizadas, corroboram esta citação.

OBS.: Os números de Conselheiros referem-se, respectivamente, à participação em 13 reuniões promovidas no período 2008-2011; 17 reuniões, 2011-2014; e 27 reuniões, 2014-2017; de acordo com registros Apase.

OBS.: Os números de Conselheiros referem-se, respectivamente, à participação em 20 Sessões de Estudos promovidas no período  2008-2011; 16 Sessões, 2011-2014; e 25 Sessões, 2014-2017; de acordo com registros Apase.

Que o aumento de participação, envolvimento e mobilização crescentes de nossa base despertem nossos governantes. Que a sensibilidade com o outro, que tanto nos é cara no processo educacional, seja percebida e considerada nos relacionamentos e proposição das políticas. A voz da Supervisão de Sistema ecoa das escolas aos órgãos centrais! A Supervisão de Ensino, “não espera a hora, faz acontecer”! A busca pela qualidade social na educação paulista de crianças, jovens e adultos se fez e se faz uma constante na trajetória de nosso Sindicato-Apase e na vida dos supervisores que se dedicam à educação pública paulista.

Apesar de todo o contexto desfavorável, em meio à crise, a nossa participação se amplia... e nossa luta se fortalece.

E mais do que nunca, nossa história se constrói como Fênix que, apesar de nossas pesadas cargas, renascemos e ascendemos a voos mais altos a cada momento. Como ave de fogo abrasemos a luta a favor da Supervisão de Sistema!

Rosângela Aparecida Ferini Vargas Chede
Diretora-Presidente

1 Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%AAnix> . Consulta realizada em 23/03/2017.

Palavra do Presidente

Palavra do Presidente anteriores