APASE - Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo

Notícia

01/05/2017

Para além das paixões... necessitamos olhar para aquilo que nos une e fortalece

Palavra da Presidente - Edição maio/2017 - Jornal APASE

  

O mês de abril foi repleto de acontecimentos e, por consequência, de sentimentos que nos atingem clara e diretamente e, por vezes, se mostraram ambíguos.

 

Por um lado, a alegria com nossa reeleição para a recondução do Sindicato-Apase, após um mandato de gestão compartilhada e consensos na construção da nova chapa. O compromisso e a responsabilidade são ainda maiores diante desta situação. Por outro, a tristeza diante de um quadro de reformas estruturantes por parte do governo que rompem com princípios presentes no pacto social estabelecido na Constituição Federal de 1988.

 

Paralelamente a estes eventos também tivemos a realização do nosso XXXI Encontro Estadual de Supervisores, com a temática Educação e desigualdades no Brasil, um balanço crítico em meio à caminhada.

 

O tema proposto não poderia ser mais oportuno para o momento em que vivemos.

 

As discussões nos permitiram recuperar as políticas públicas implementadas nas últimas décadas, situá-las em momentos de maior ou menor avanço social e relacioná-las do ponto de vista das concepções de Estado, Sociedade, Democracia, Educação...

 

Este balanço, apesar de gerar uma certa frustração e desesperança em um primeiro momento, após passado essas, nos fortalecem. Compreender e se apropriar destas discussões, da análise de conjuntura, dos interesses envolvidos é fundamental para os nossos posicionamentos individuais e para o coletivo.

 

E aqui, reitero, o Sindicato-Apase não faz política partidária! O Sindicato-Apase luta e defende os direitos dos Supervisores de Ensino que, neste momento, coincidem com a luta de outros trabalhadores por condições dignas de salário, de trabalho e de aposentadoria!

 

Estudar, pesquisar e analisar cada uma das reformas tem sido objetivo de nossa pauta na entidade. Os posicionamentos surgem do confronto de dados científicos, fatos, opinião de especialistas, indicações da base de supervisores, dentre outros. Acreditamos ser este o nosso papel, para além das paixões, o nosso compromisso é com as garantias para a supervisão e para uma sociedade pautada em relações e valores humanísticos, em todas as dimensões.

 

Há momentos em que, respeitadas as diferenças e especificidades de cada categoria de trabalhadores, necessitamos olhar para aquilo que nos une e fortalece, para aqueles valores e princípios maiores que promovam a real emancipação social.

 

Talvez, seja este o nosso maior desafio! E, quiçá, o amanhã nos acene dias de paz e bem!

Rosângela Aparecida Ferini Vargas Chede
Diretora-Presidente

Palavra do Presidente

Palavra do Presidente anteriores

Últimas Notícias


Notícias anteriores

APASE - Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo
Rua do Arouche - 23 - 1° Andar - CEP 01219-001 - SP - São Paulo - Telefone - (11) 3337 6895