20/06/2017

APASE convoca para participação no Ato Dia Mundial dos Serviços Públicos

Dia 23 de junho de 2017 em frente a Secretaria da Fazenda SP, às 11 horas

23 de Junho: Dia Mundial dos Serviços Públicos

“Justiça Fiscal para os Serviços Públicos”

23 de Junho é o Dia Mundial dos Serviços Públicos. Esta data foi estabelecida pela ONU em 2003, e nesse dia, sindicatos, movimentos sociais e ONGs de todo o mundo organizam ações para sensibilizar a todos sobre questões como a necessidade do financiamento dos serviços públicos para o desenvolvimento, para o combate da pobreza e da desigualdade social.

Neste ano de 2017, a ISP escolheu a Justiça Fiscal como tema para as ações do Dia Mundial dos Serviços Públicos. Dentro do trabalho que a ISP desenvolve com suas entidades filiadas, e em cooperação com as organizações parceiras, movimentos sociais e ONGs que lutam em defesa da Justiça Fiscal, nós aproveitaremos o dia 23 de junho para unir nossas vozes para falar defesa de políticas públicas com trabalho decente; denunciar e exigir que as multinacionais paguem os seus impostos; e exigir que os Estados cumpram o seu papel de zelar pelo bem comum através da arrecadação fiscal justa, sem privilegiar as corporações com isenções fiscais que resultam na falta de recursos, deteriorando os serviços públicos e nossas comunidades.

Dentro do tema da Justiça Fiscal em nível mundial, uma das frentes de trabalho em que a ISP atua é a ONU. Nós defendemos a criação de um mecanismo tributário intergovernamental na ONU, porque hoje em dia o debate está concentrado nos países ricos do G-20 e da OCDE. Portanto a existência do mecanismo intergovernamental na ONU possibilitará que todos os países tenham voz para definir os rumos das políticas tributárias internacionais.

No marco do Dia Mundial dos Serviços Públicos em 2017, em nível mundial, a ISP está trabalhando conjuntamente com estas organizações parceiras - Action Aid, Confederação Sindical Internacional (CSI) - África, Global Alliance for Tax Justice, e Tax Justice Network África – em diversos países. E também destacamos que o Comitê Mundial de Mulheres da ISP está envolvido em todas as ações do dia 23 de junho, enfatizando a importância dos serviços públicos para a vida das mulheres e de toda a sociedade a partir do enfoque de gênero.

As ações do dia 23 de Junho – Dia Mundial dos Serviços Públicos serão importantes para demonstrar amplamente o compromisso dos trabalhadores dos serviços públicos com a defesa do bem comum e da justiça social, e para chamar atenção para a importância da Justiça Fiscal para o Financiamento dos Serviços Públicos de Qualidade.

Fonte: FESSP-ESP e Jocelio Drummond - Secretário Regional para Interamérica Internacional de Serviços Públicos