APASE - Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo

Notícia

11/08/2017

BOLETIM 12/2017 - Vitória APASE/FESED

CNE reabre discussões das Diretrizes do Curso de Pedagogia

  

Local: Como integrante do Fórum dos Especialistas em Educação, APASE participou da audiência com membros do CNE, no dia 10/08, em Florianópolis

 

 

O Fórum Nacional das Entidades dos Especialistas em Educação - FESED reuniu-se em audiência com membros do Conselho Nacional de Educação - CNE, em Florianópolis, na sede do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina, no dia 10 de agosto, para apresentar as demandas do Fórum, sobre a formação e ocupação de cargos, previstos no art. 64, da LDB, por profissionais com graduação ou pós em pedagogia  e com experiência docente (parágrafo único do Art. 67, da LDB), reivindicação esta acolhida pelo Conselho que, em setembro, reabrirá as discussões sobre as diretrizes.

 

Além do Presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps, também estavam presentes os Conselheiros do CNELuiz Roberto Liza Curi, Márcia Ângela da Silva Aguiar (ambos da Câmara de Educação Superior) e Antonio Cesar Russi Callegari (Câmara de Educação Básica).

 

Entre os representantes das entidades integrantes do Fórum, três membros, Rosângela Ap. Ferini Vargas Chede/APASE, João Alberto Rodrigues de Souza/Sinesp e Zigo Sbalchiero/ACSE, foram os indicados para apresentar as demandas aos Conselheiros.

 

Para a Diretora-Presidente APASE, Rosângela Chede, a audiência foi uma vitória para as categorias contempladas no artigo 64. “Os Conselheiros do CNE presentes destacaram a importância da pauta apresentada para a gestão dos sistemas e incluíram na agenda de suas respectivas Comissões o assunto”.

 

Chede destacou também o posicionamento do presidente da Câmara de Educação Superior/CNE, Luiz Curi, que apresentará Indicação, já no próximo mês, reabrindo as discussões sobre as Diretrizes Curriculares de Pedagogia. “Esta medida visa atender nossa reivindicação para o curso de Pedagogia que necessita de um currículo, com a devida carga horária, destinada à formação dos profissionais da educação”, esclareceu.

 

A implementação da pós-graduação também foi objeto da audiência, assim como a cobrança veemente da exigência do curso de graduação em Pedagogia ou em nível de pós-graduação, como critério para ocupação dos cargos para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional, acrescido da experiência docente.

 

As reivindicações apresentadas pelo FESED visam, além da garantia da qualidade social da educação, a valorização da carreira do Magistério.

 

Um dia antes, 09/08, os integrantes do Fórum fizeram reunião preparatória para a referida audiência, com discussões e encaminhamentos realizados na sede da Associação dos Orientadores Educacionais de Santa Catarina - AOESC, presidida por Diléia P. Bez Fontana.

 

O Sindicato-APASE foi representado também pela Diretora Aparecida Antonia Demambro.

Anexos

Boletins

Boletins anteriores

Últimas Notícias


Notícias anteriores

APASE - Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo
Rua do Arouche - 23 - 1° Andar - CEP 01219-001 - SP - São Paulo - Telefone - (11) 3337 6895