31/08/2017

Fórum Sindical debate as perspectivas dos profissionais da educação no serviço público

Evento acontece nos dias 14 e 15 de setembro

Segundo dia: A seguir, o material disponibilizado pelas palestrantes do dia 15/09, manhã do XIII Fórum Sindical.

MANHÃ – Mesa-redonda - Formação dos Profissionais da Educação: perspectivas em jogo

Palestrante: .Selma Garrido Pimenta - Material apresentado - Parte 01 - Parte 02 - Parte 03 - Parte 04 - Parte 05

Palestrante: .Lisete Regina Gomes Arelaro - Material apresentado - Quadro Comparativo Deliberações CEE 111,126 e 154

Palestrante: .Graziela Zambão Abdian - Material apresentado - Parte 01

Acesse fotos da manhã do segundo dia no Facebook APASE.

TARDE – Painel Geral: Inclusão de novas Teses na Carta do Fórum

Primeiro dia: A seguir, o material disponibilizado pelos palestrantes do dia 14/09, manhã e tarde, do XIII Fórum Sindical.

MANHÃ – Abertura e Palestra: Dívida Pública

Material apresentado - Dívida Pública x Dívida Social Parte A e Parte B

Palestrante: .Carmen Bressane

Acesse fotos da manhã do primeiro dia no Facebook APASE

TARDE – Palestra: O Serviço Público na atual Conjuntura Macroeconômico

Material apresentado - Alguns Elementos de Conjuntura Econômica e as Reformas do Governo Temer

Palestrante - .Leandro Horie

O XIII Fórum Sindical APASE, a ser realizado em sua sede, nos dias 14 e 15 de setembro, com o tema “Profissionais da Educação no Serviço Público: perspectivas na atual conjuntura”, é destinado aos Conselheiros e Diretores do Sindicato. Os interessados devem inscrever-se até 11 de setembro, pelo e-mail secretaria@sindicatoapase.org.br.

Nesta edição, pretende-se:

.Apresentar o atual contexto macroeconômico, político e educacional, situando as perspectivas para o serviço público, com vistas à promoção de uma educação pública de qualidade social;

.Refletir sobre as diretrizes legais nos sistemas de ensino para a formação e ocupação dos cargos previstos no art. 64 da LDBEN, complementado pelo art. 67, com previsão nos Cursos de Pedagogia e possibilidades para a valorização da carreira;

.Propor ações que impactem na melhoria da qualidade social da educação e na valorização do magistério público nas suas carreiras.

O Fórum APASE, momento importante promovido pela entidade para a formação sindical de sua liderança, terá a presença de palestrantes conceituados que muito contribuirão para a reflexão e desenvolvimento dos participantes. Conheça um pouco mais desses profissionais e a programação do evento:

.Carmen Bressane, advogada formada pela USP (Largo São Francisco). Trabalhou na Receita Federal como auditora entre 1983 a 2012, e, atualmente, é aposentada. Foi Diretora Administrativa da Fundação dos Servidores do Ministério da Fazenda (Assefaz), Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal e, atualmente, é Coordenadora do Núcleo de São Paulo da Associação Auditoria Cidadã da Dívida;

.Leandro Horie, Economista formado pelo Instituto de Economia da UNICAMP, atua deste 2006 como Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Escritório Regional do DIEESE de São Paulo;

.Graziela Zambão Abdian, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Pós-doutorado pelo Programa PDJ do CNPq, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos; atualmente é Professora Assistente Doutora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília/SP);

.Selma Garrido Pimenta, Doutorado e Mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE/USP; Professora Assistente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador, GEPEFE – FEUSP; e

.Lisete Regina Gomes Arelaro, Pedagoga e Doutora em Educação. Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da USP, presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA) e pesquisadora na área de Política Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional, Financiamento da Educação Básica e Educação Popular.

Dia 14 de setembro de 2017

8h30 – Acolhimento

9 horas – Abertura e Palestra: Dívida Pública

Ementa - Conceitos básicos da dívida pública brasileira. Sistema da Dívida e seu impacto na economia nacional e na vida de todas as pessoas.  O “setor público” para fins de apuração da dívida pública. Orçamentos Públicos. Dívida Pública no Brasil. Estado como sujeito de obrigações financeiras. Dívida do governo e das empresas estatais. Permeabilidade do setor público à dívida de entes privados. Influência da dívida pública para a garantia dos direitos sociais, carga tributária. Desafios e Perspectivas.

Palestrante: .Carmen Bressane

10h30 – Café

10h45 – Debate e Painel

12h30 horas – Almoço

13h30 – Palestra: O Serviço Público na atual Conjuntura Macroeconômico

EmentaAtual conjuntura macroeconômica. Relações de trabalho e impacto para o Servidor Público diante das atuais reformas constitucionais. A conjuntura atual de contingenciamento do Estado e as tendências para a política salarial e de contratação de pessoal.

Palestrante - .Leandro Horie

16 horas – Café

16h15 – Debate e Painel

17h30 – Encerramento das atividades do dia

Dia 15 de setembro de 2017

8h30 – Mesa-redonda: Formação dos Profissionais da Educação: perspectivas em jogo.

Ementa: Análise do art. 64 da LDB (Lei 9394/96), que define a formação acadêmica (Pedagogia e Pós-Graduação) necessária para os profissionais da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Perspectivas em jogo nas discussões a respeito das Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia para a formação do gestor. O art. 67 da LDB e os planos de carreiras. Tendências na organização da carreira do magistério nas redes públicas de ensino. Escolas de educação profissional técnica de nível médio, públicas e privadas, estão contempladas no art. 64 da LDB? Análise dos recentes Pareceres do Conselho Estadual de Educação de São Paulo que isentam as escolas técnicas da admissão de Diretor de Escola com a formação em Pedagogia ou Pós-Graduação em Educação.

Palestrantes: .Dra. Graziela Zambão Abdian; .Dra. Selma Garrido Pimenta; e .Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro

10h30 – Café

10h45 – Debate

12 horas – Almoço

13h30 – Painel Geral: Inclusão de novas Teses na Carta do Fórum

17h30 – Avaliação e encerramento do Fórum

Autorizado o afastamento dos Supervisores de Ensino – Conselheiros e Diretores (Despacho do Secretário de 04/09, publicado em 05/09/2017).

Fórum Sindical

Fórum Sindical anteriores