01/09/2017

Concurso e um amanhã melhor!

Palavra da Presidente - Edição setembro/2017 - Jornal APASE

Se antes nossas reivindicações se pautavam pelas demandas concretas da rede pública estadual paulista e seus profissionais, sob acusação de corporativismo, hoje estas mesmas demandas ganham força. Por um lado, pelo reconhecimento e legitimidade dos pleitos de salários e carreira dignos, haja vista a contemplação no PNE e, posteriormente, no PEE e, por outro lado, pelo caráter impositivo de cumprimento pela força legal dos atos que aprovaram os planos citados, respectivamente, Lei Federal 13.005/2014 e Estadual 16.279/2016.

Este resgate apenas visa consolidar a relevância e necessidade premente de nossos pleitos! Como nossas vitórias, costumeiramente, acontecem em meio a muita luta, cabe citar que o momento atual não é diferente.

Os contrários as nossas reivindicações, por não encontrarem elementos e justificativas legais para rebatê-las, começam a lançar mão de falas dissimuladas e especulativas com o objetivo único de nos enfraquecer e demover de nossos pleitos.

Exemplo pode ser encontrado nas atuais falácias que circulam pela rede como justificativas para a não realização do Concurso de Supervisores, que nos permitam apresentá-las e desconstruí-las:

- impacto financeiro - ignoram que inexiste pois os cargos estão ocupados por outros profissionais em substituição;

- redução do módulo da supervisão pois estes profissionais estão ociosos - esta falácia só poderia ser emitida por alguém que nunca colocou o pé no chão da Diretoria de Ensino e da Escola, ou por alguém com interesses outros... por nós sabidos, interessante seria trabalharem algum tempo como Supervisores de Ensino!;

- ausência de anuência Apase sobre a matriz do perfil por isso o concurso não anda - toda a troca de e-mails e reuniões realizadas entre APASE e SEE, em 2016, foram amplamente divulgadas, bem como os registros arquivados, os quais já apontavam as contribuições, e não restrições, do Sindicato (após processo consultivo à categoria) à SEE - CEGB, EFAP, Secretaria-Adjunta;

- falta de consenso entre a supervisão sobre quais seriam suas atribuições - esta colocação nos causa estranheza pois sob a égide do Direito Administrativo só podemos fazer aquilo previsto legalmente, assim já afirmamos à SEE que não há necessidade de consenso algum (pois esta tese se encontra entre as premissas daqueles que não querem viabilizar nosso concurso), cumpra-se com a previsão do Decreto 57.241/2011; - e por aí vai ...

Como podemos perceber estas falas só se destinam a nos confundir, dividir, enfraquecer e até mesmo a nos desanimar.

Mas, ainda bem, a Supervisão de Ensino mantém o seu senso crítico e a pesquisa como fundamento para seus pareceres e juízos de valor!

O Concurso para Supervisor de Ensino é uma demanda concreta, legal e legítima!

Falar do Concurso hoje é falar da Carreira do Magistério e pressupõe considerar os processos de construção dos saberes que se dão no exercício da profissionalidade.

Falar do Concurso hoje significa considerá-lo no contexto de uma carreira orgânica, articulada e hierarquicamente estruturada dentro do sistema de ensino e do magistério, em acordo com o artigo 67 da LDB e por isso somos contrários à carreira horizontal ou aberta que compartilham de outra lógica financeira e que não valorizam os percursos aqui descritos.

Falar do Concurso hoje significa defender e valorizar todos os profissionais da educação, em especial aqueles descritos no artigo 64 da LDB.

Falar do Concurso para supervisores hoje significa valorizar e defender os profissionais que dedicaram sua vida ao magistério público estadual paulista.

Enfim, falar e reivindicar o Concurso para Supervisores de Ensino hoje é lutar pela carreira, por nossa existência e salários amanhã, principalmente na aposentadoria!

As movimentações nas diversas regiões do Estado a favor do Concurso já apresentam os primeiros resultados. Nossa demanda foi pautada na agenda política do Governo e este é o caminho: supervisores solicitando das autoridades a realização do Concurso já!

Por tudo isso, a luta é de todos nós!!

Rosângela Ap. Ferini Vargas Chede - Diretora-Presidente

Palavra do Presidente