14/12/2018

BOLETIM 21/2018 - APASE sugere Termo de Visita

Em defesa da liberdade do exercício profissional

O Sindicato-APASE, a partir da contribuição de Supervisores de Ensino da Região de Caieiras, disponibiliza sugestão de Termo de Visita, aprovado pelo Conselho Deliberativo APASE, que reafirma princípios constitucionais a favor do livre exercício profissional, da liberdade de pensamento, de informação e de expressão no desempenho de atividades de docência.

Como esclarece a Ministra Cármen Lúcia – STF, as manifestações do exercício docente devem ser encaradas no âmbito da liberdade e garantia da integridade individual digna e livre. “A liberdade de pensamento não é concessão do Estado, mas sim direito fundamental do indivíduo que pode até mesmo se contrapor ao Estado”, concluiu a Ministra.

Essa iniciativa APASE visa esclarecer e orientar a equipe escolar e comunidade, em relação à importância da valorização da escola e das relações ali estabelecidas, sob os princípios da tolerância, respeito e alteridade, essenciais para a construção de um processo harmônico de convívio plural, com vistas ao desenvolvimento do ensino e da aprendizagem com qualidade social.

Consulte, a seguir, o documento referência.

Anexos

Boletins