05/07/2019

Em outubro, acontece o XII SIMPLAGE

LAGE promove o seu bianual simpósio no dia 05/10

Local: Faculdade de Educação/Unicamp

ATENÇÃO: As submissões de artigos foram prorrogadas até o dia 08/09.

O Laboratório de Gestão Educacional - LAGE promove o seu bianual simpósio - SIMPLAGE, com o intuito de promover debates sobre conjuntura e temas contemporâneos da educação. Intitulado “Direito à educação: mudanças e permanências nas políticas educacionais”, o evento será realizado no dia 05 de outubro, na Faculdade de Educação/Unicamp. Conheça a programação completa no site www.lage.fe.unicamp.br/xii-simplage.

ATENÇÃO: Em AGOSTO, no dia 09, o LAGE promove a Mesa de Debate sobre o tema Direito à Educação e flexibilização curricular, com a exposição da Diretora-Presidente APASE, Rosângela Aparecida Ferini Vargas Chede, e coordenação do Prof. Dr. Pedro Ganzeli – FE/UNICAMP, das 9h30 às 12 horas, no Salão Nobre da FE/UNICAMP.

Você também pode participar do SIMPLAGE apresentando resultados parciais e finais de pesquisas acadêmicas e/ou relatos de experiências relacionados com a temática do Simpósio.

Atenção, Supervisores da Rede Estadual e Municipal: Inscrevam seus trabalhos - O XII SIMPLAGE é momento imprescindível e urgente à apresentação de comunicações em defesa da Supervisão de Sistema normatizada pela legislação vigente. Os Supervisores devem demonstrar a sua valorização pela formação inicial nas Instituições de Ensino Superior (IES), enquanto docentes e gestores, mas também, enquanto profissionais de carreira do magistério mediante concursos públicos.

Há necessidade de evidenciar a formação contínua, por meio de cursos de atualização em IES, sessões de estudos, promovidas pelas Secretarias de Educação, Entidades Sindicais, Fóruns, Simpósios, Congressos, ou mesmo, entre os seus pares nas próprias DREs, articuladas com a comunidade escolar de Educação Básica.

A participação dos Supervisores no XII SIMPLAGE propiciará essa formação contínua, como também, a socialização de reflexões críticas sobre políticas educacionais que estão sendo implantadas e implementadas pelas Secretarias de Educação às escolas públicas e particulares, assim como, debates sobre a real participação dos Supervisores nesse processo. A apresentação de relatos de experiências compartilhados com as comunidades escolares sob a jurisdição da DRE em que atuam, será também relevante, para enfatizar a consolidação da Supervisão de Sistema, fundamentada no princípio de que

(...) a diversidade enriquece a qualidade do trabalho, por isso o acompanhamento de escolas de um Sistema de Ensino deve se dar na sua amplitude (escolas públicas e privadas) e com uma constância tal que permita a apreensão de dinâmicas próprias, percebendo com o olhar imparcial de um avaliador fatores dificultadores e facilitadores, constatando experiências exitosas que poderão subsidiar outras escolas em situações análogas, compartilhando outras que evitarão problemas futuros, socializando teorias e metodologias que auxiliem cada unidade escolar em seu processo de autoavaliação e de descoberta de caminhos transformadores. E é essa a dinâmica, forma e conteúdo, à disposição de um ciclo virtuoso num Sistema de Supervisão. A presença de profissionais altamente qualificados, com constância e autonomia que o cargo confere, para desempenhar uma função de estado, apresenta-se como condição sine qua non. Sob essa perspectiva a verdadeira práxis se consolida em processos dialógicos do local ao central. (CHEDE, Rosângela A. F. Vargas. Conselheira Titular no CEE/Vice-Presidente da Câmara de Educação Básica. São Paulo, 2019).

Comissão do Jornal APASE