23/12/2019

Mais uma reunião da REPU acontece na sede APASE

Grupo de pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade

Local: SÃO PAULO

No sábado, 21/12/2019, foi realizada mais uma reunião na sede APASE do projeto que deu origem à pesquisa “Políticas educacionais na rede estadual paulista (1995-2018)”, financiada pela Fapesp. Elaborado pelos pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade - REPU, que congrega professores universitários e da educação básica do Estado de São Paulo, o projeto tem como objetivo pesquisar as políticas educacionais da rede pública paulista e produzir materiais direcionados aos profissionais da educação básica, visando subsidiar os posicionamentos e atuações deles no que se refere à implantação de projetos e programas educacionais.

Posteriormente, outros pesquisadores compuseram a equipe que conta atualmente com 70 membros. A pesquisa pretende analisar as políticas educacionais do Estado de São Paulo no período de 1995 a 2018 com base no conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo, visando compreender as finalidades e vigência das políticas, bem como as resistências que suscitaram. Estão sendo investigadas as seguintes dimensões: gestão, políticas curriculares, financiamento da educação, relações e condições de trabalho, privatização, atuação dos sujeitos sociais, dados demográficos e educacionais.

A pesquisa é coordenada pela Professora Márcia Aparecida Jacomini da Unifesp, Campus Guarulhos e tem como vice-coordenador o professor Sergio Stoco da Unifesp, campus Diadema.

Com cerca de 40 pessoas presentes, na oportunidade a Diretora-Presidente APASE Rosângela Ap. Ferini Vargas Chede deu as boas-vindas ao grupo e fez o convite aos interessados em contribuir com os projetos editoriais APASE, intitulados "Pesquisa sobre Trabalho e Subjetividade dos Supervisores" e "Uma Teoria para a Supervisão".