31/01/2020

1º Comunicado ao Conselheiro APASE e à Equipe de Supervisão

Documentos e materiais necessários para a realização das Eleições

COMUNICADO DA COMISSÃO ELEITORAL AO CONSELHEIRO APASE E

À EQUIPE DE SUPERVISÃO DA DIRETORIA DE ENSINO

Na tarde de 27 de janeiro de 2020, a Comissão responsável pela organização do processo eleitoral APASE 2020, reuniu-se na sede do Sindicato para produzir os documentos e materiais necessários para a realização das Eleições.

Todos os filiados ao Sindicato-APASE, em exercício e aposentados, deverão votar no próximo dia 27 de abril de 2020, em todas as sedes das Diretorias de Ensino do Estado e na sede APASE, na Capital, para assegurar a continuidade do nosso Sindicato. É por meio do Sindicato-APASE que poderemos garantir a valorização da categoria, a melhoria das condições de trabalho e a defesa da Carreira do Magistério. Não podemos esmorecer! Somos poucos, comparados às outras categorias profissionais do magistério. Só nossa união poderá nos fortalecer, a fim de reivindicarmos nossos direitos. Votar nas eleições gerais é um direito garantido a todo sindicalizado, em exercício e aposentado (art. 5º e art. 44, inciso III do Estatuto do Sindicato APASE). Devemos, portanto, garantir a participação de todos os sindicalizados, nas eleições gerais.

Dúvidas que possam surgir no dia da eleição devem ser encaminhadas à Comissão Eleitoral que permanecerá de plantão na sede do Sindicato. Participem das eleições!

A Comissão Eleitoral, com sede no Sindicato, ratificará e publicará os nomes dos dois filiados APASE, indicados em cada uma das 91 Diretorias de Ensino que se responsabilizarão pela operacionalização dos procedimentos eleitorais nas suas respectivas circunscrições.

Coordenação do Processo Eleitoral na Diretoria  de Ensino

A equipe de Supervisão deverá indicar o nome / RG / e-mail e celular de dois filiados ao Sindicato, não candidatos, para coordenar as eleições na Diretoria de Ensino e enviarem até o dia 02 de março, impreterivelmente, pelo e-mail eleicoes@sindicatoapase.org.br, para que sejam registrados e confirmados pela Comissão Eleitoral. Os coordenadores serão o elo entre a Diretoria de Ensino e a Comissão Eleitoral. Um dos indicados presidirá a Assembleia na sua circunscrição e o outro será o Mesário (Art.49, § 4º do Estatuto APASE).

Convém ressaltar, no entanto, que o trabalho será conjunto.

Atribuições dos Coordenadores indicados da DE e ratificados pela Comissão Eleitoral

• Dar ampla ciência aos filiados sobre o Edital das Eleições publicado no Site do Sindicato, fundamentado no Estatuto APASE, também disponível no site.

• Realizar e registrar o processo eleitoral na DE, no dia da eleição, em formulários próprios disponibilizados pela Comissão Eleitoral.

• Preencher a ata de abertura do processo eleitoral, especificando a data, o horário e os nomes dos responsáveis pela coordenação. Registrar o nome do eleitor, número da carteira de identidade, se em exercício ou aposentado e assinatura do mesmo. O processo eleitoral da sede será   de responsabilidade e conduzido pela própria Comissão Eleitoral.

• Zelar pelo cumprimento do horário especificado no Edital: 8 às 17h do dia 27 de abril, respeitando, rigorosamente, as normas do voto secreto e individual. Não permitir “boca de urna” no local e no horário de votação.

• Encerrada a votação, os responsáveis pela Coordenação na DE deverão assinar a ata, encerrando o processo eleitoral.

•  Apurar  os  votos   do processo eleitoral, especificando o total de votos válidos, brancos e nulos.

• Registrar em formulário próprio, o resultado do processo eleitoral que deverá ser assinado pelos Coordenadores.

• Enviar à Sede do Sindicato, para a Comissão Eleitoral, formulários originais do processo de votação e o resultado final da apuração no processo eleitoral (em três vias originais por exigência do Cartório), pelo correio, até o dia 30/04, impreterivelmente. Terminada apuração, digitalizar os documentos encaminhar de imediato o resultado da eleição por e-mail (eleicoes@sindicatoapase.org.br).

Cada chapa poderá indicar um representante para fiscalizar os trabalhos da Comissão Eleitoral e/ou da mesa receptora (artigo 49, § 6º do Estatuto APASE).

No dia da eleição, a Comissão Eleitoral permanecerá em tempo integral na sede do Sindicato (8 às17h), para esclarecimento de dúvidas que por ventura possam surgir.

Vera Lúcia Waquim Ansarah

Presidente da Comissão Eleitoral

Integrantes da Comissão Eleitoral:

Nomeadas em Reunião Conjunta da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, realizada no dia 23 de novembro de 2019 e homologada em Assembleia Geral no dia 13 dezembro do mesmo ano:

1 - Vera Lúcia Waquim Ansarah- Presidente da Comissão Eleitoral por Indicação do Conselho Deliberativo e homologação em Assembleia Geral, nas datas respectivamente acima especificadas.

2 - Ana Tereza Diniz - Secretária da Comissão Eleitoral por indicação unânime dos membros da Comissão, na primeira reunião realizada em 17/12/2019

3 - Carmen Jorge Estevam

4 - Cleide Comi