APASE - Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo

Utilidade Pública

01/06/2014

Não esqueça de cuidar da sua memória

  

Especialista recomenda manter-se ativo, não abrir mão de seus momentos de lazer, exercitar-se e manter vínculos sociais

Você tem boa memória? Saiba como se prevenir e detectar indícios de problemas relacionados à memória e a outras funções cognitivas, conhecida como Compro-metimento Cognitivo Leve (CCL). A ansiedade, a depressão e até mesmo o uso contínuo de medicamentos para dormir podem gerar o problema.

O psiquiatra Fabio Armentano, do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Psiquiatria, diz que a maior parte das queixas relacionadas ao esquecimento vem de pacientes da terceira idade, mas também podem ocorrer na população mais jovem.

“Quando o paciente se queixa, nós fazemos uma investigação completa, que inclui avaliação médica e pode abranger testes das funções cognitivas, além da realização de exames laboratoriais e de neuroimagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. O CCL tem uma série de causas possíveis, desde a depressão, a ansiedade e o efeito de medicações para o sono, até problemas clínicos como o hipotireoidismo, a deficiência de vitaminas e diabetes descompensada”, afirma

Armentano, coordenador do Grupo de Psicogeriatria do AME.
Não há medicamento específico para o CCL, e o tratamento normalmente é focado nos fatores que, possivelmente, geram o esquecimento.

Por isso, cada caso é avaliado individualmente e, muitas vezes, o acompanhamento é multidisciplinar, envolvendo psicologia, terapia ocupacional, psiquiatria, entre outras áreas.

Quando procurar médico

Armentano explica que pacientes portadores de CCL apresentam queixas de alterações na memória, atenção ou capacidade de orientação, mas não causam prejuízos de suas funções no dia a dia.

Ele diz que apenas uma parcela dos pacientes (cerca de 10%) apresentará piora e evoluirá para um quadro de demência, como a doença de Alzheimer. A maioria ficará estabilizada e outros podem até melhorar.

Ele reforça que os pacientes, independentemente da idade, devem procurar o médico quando perceberem que os esquecimentos são frequentes e prejudicam o dia a dia. “É comum não lembrarmos de algumas coisas, às vezes. Já ocorreu com a maioria das pessoas esquecer o que foi fazer ao entrar na cozinha, por exemplo, mas normalmente recordamos depois de algum tempo. Quando estas falhas acontecem sempre ou atrapalham as atividades, está na hora de procurar atendimento”, frisa o psiquiatra.

Situado na zona norte da capital paulista, o AME Psiquiatria é uma unidade referenciada do Sistema Único de Saúde (SUS), que recebe pacientes encaminhados de postos de saúde ou dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Lembre-se das regras básicas

  1. Mantenha-se ativo. É importante que, mesmo na terceira idade, a pessoa tenha responsabilidade e mantenha seus papéis na comunidade ou família;

  2. Não abra mão de seus momentos de lazer. Esta é uma das formas mais eficazes de cuidar da saúde mental;

  3. Exercite-se. Vários estudos comprovaram que atividade física contribui para a melhora do desempenho relacionado ao aprendizado e à memória;

  4. Mantenha dieta balanceada e estilo de vida saudável, diminuindo a chance de desenvolver obesidade, hipertensão arterial, diabetes e aumento do colesterol. Estas doenças podem prejudicar as funções cerebrais;

  5. Mantenha vínculos sociais. Os aspectos afetivos são extremamente importantes e auxiliam muito a memória;

  6. Exercite sua memória, o que vai muito além de preencher palavras-cruzadas. Ouça música, escreva. Ao ler um livro ou jornal, faça comentários, análises ou compartilhe informações, falando sobre o que leu. Ao assistir a um filme ou novela, por exemplo, experimente contar o enredo a outras pessoas;

  7. Treine sua capacidade de foco. Tente concentrar-se na tarefa que realiza naquele momento. Muitas vezes, a queixa de memória é, na verdade, relacionada à dificuldade de se manter concentrado, muito comum nos tempos atuais, que exige realizar diversas atribuições ao mesmo tempo. Lembre-se: não é possível memorizar algo sem prestar atenção;

  8. Pessoas na faixa de 30 ou 40 anos, com dificuldades, devem tentar treinar a memória. Aumente a concentração e realize uma tarefa por vez. É muito comum o perfil do adulto jovem distraído, que necessita melhorar seu nível de atenção.

Fonte: Agência Imprensa Oficial e Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Saúde

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