08/06/2018

FILIADOS, ATENÇÃO para o golpe com cartões de crédito

O Sindicato-APASE tomou conhecimento de um novo golpe que vem sendo aplicado. Segundo narraram alguns filiados que foram vítimas, golpistas entram em contato por telefone, de posse dos dados básicos da pessoa, afirmando falarem em nome do setor antifraude da operadora de cartão ou do banco, pois teriam sido constatadas compras no cartão incompatíveis com o perfil da vítima, e que o cartão teria sido bloqueado.

Após isso, solicitam que a vítima informe o número do cartão, número de segurança, nome completo e data de vencimento, além de outras informações. De posse de tais dados, os golpistas efetuam compras no cartão da vítima.

Em alguns casos, além de tal conduta, os golpistas informam que um funcionário da operadora/banco irá até a residência retirar o cartão, o que é feito, passando a serem feitas novas compras.

Diante disso, vale reforçar os cuidados a serem tomados:

- jamais informem dados pessoais e de cartão de crédito/débito, conta corrente, por telefone;

- caso recebam este tipo de ligação, desliguem imediatamente o telefone e procurem sua agência bancária ou operadora de cartão de crédito.

Leiam mais:

A Polícia Civil e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo disponibilizam o Guia de Orientações e Prevenção a Golpes com a finalidade de orientar e prevenir a população das ações de golpistas.

Mais abrangente, o Manual de Segurança do Cidadão foi criado pela Polícia Militar para auxiliar na prevenção de diversas situações, como: assaltos, acidentes, afogamentos, entre outras; dicas essenciais de segurança para fazer compras, contratar uma babá ou; alertas sobre doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com animais de estimação e com a exposição solar, e muito mais.

Vale a leitura e o compartilhamento dos dois materiais. Informação e prevenção são as principais armas para enfrentar situações adversas.

+Utilidade Pública