11/03/2013

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e o Sistema Nacional de Educação

Conferência comemora os 80 Anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova

O Ministério da Educação, junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e à Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), realizará uma Conferência em comemoração aos 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 11 a 13 de março, na FEUSP.

Dirigentes e professores, estudantes de graduação e pós-graduação, representantes de entidades da sociedade civil se reunirão para, não só, relembrar esse momento histórico, como também para discutir as atualidades do documento, trazendo um Sistema Nacional de Educação. Na Abertura da Conferência será prestada homenagem póstuma a Fernando de Azevedo, autor do Manifesto, um dos fundadores da Universidade de São Paulo e ex-professor da FEUSP.

Confira a programação da Conferência “O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e o Sistema Nacional de Educação”:

Dia 11/03

19h30: Abertura da Conferência com as presenças do Ministro da Educação, Aloízio Mercadante; do Reitor da USP, João Grandino Rodas; do professor Dr. Antonio Cândido e da diretora da Faculdade de Educação da USP, Profa. Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro;

Dia 12/03

9 horas: Apresentação das contribuições dos Professores Dermeval Saviani, Carlos Roberto Jamil Cury, José Marcelino R. Pinto e Paulo Senna para a construção do Sistema Nacional de Educação.

11 horas: Debate com os participantes
Coordenação: Marília Sposito

14h30: Apresentação das contribuições do Senador Cristovam Buarque, do ex-Deputado Federal Carlos Augusto Abicalil e do Secretário Binho Marques (SASE)

16 horas: debate com os participantes