11/03/2013

Inclusão na Educação: desafios e propostas

Seminário debate inclusão na educação

O Seminário Inclusão na Educação: desafios e propostas, promovido pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo e a Escola Paulista de Magistratura, a EPM, acontece na sexta-feira 15 de março , das 8 às 13 horas, no auditório do 4º andar do prédio da EPM (Rua da Consolação, 1.483).

O evento é direcionado a desembargadores da Seção de Direito Público, magistrados das Varas da Infância e Juventude e da Fazenda Pública, promotores de Justiça; defensores públicos, procuradores do Estado e Municípios, integrantes da Secretaria de Estado da Educação e do Conselho Estadual da Educação, dirigentes de ensino municipais e estaduais, educadores e juristas.

São oferecidas 130 vagas presenciais.

Para os participantes residentes no interior do Estado, foram disponibilizadas400 vagas na modalidade a distância.

Haverá emissão de certificado de conclusão de curso àqueles que apresentarem assinatura em lista de presença (modalidade presencial) ou, no mínimo, 75% de frequência (modalidade a distância).

Inscrições: até 8 de março. Para inscrever-se os interessados deverão preencher a ficha de inscrição no site da EPM (www.epm.tjsp.jus.br), selecionando a modalidade desejada (presencial ou a distância). Após o preenchimento e envio, será automaticamente remetido um e-mail confirmando a inscrição.

Obs.: os inscritos na modalidade a distância deverão aguardar o login e senha de acesso às aulas, que serão enviados para o e-mail informado na ficha de inscrição, até o dia 14 de março.

Programação:
8h às 8h30 - Recepção, credenciamento e welcome coffee
8h30 às 8h50 - Cerimônia de Abertura
Des. Armando Sérgio Prado de Toledo
 - diretor da EPM
Profª. dra. Guiomar Namo de Mello - presidente do CEE
Prof. dr. Herman Voorwald - secretário de Estado da Educação
8h50 às 9h10 - Introdução - Apresentação sobre aspectos e definições das necessidades especiais: deficiência física, mental, sensorial e múltipla, altas habilidades, transtornos invasivos de desenvolvimento e dificuldades ou limitações acentuadas

Palestrante: José Salomão Schwartzman - médico com doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo.
9h10 às 10h20 - 1ª Mesa - Inclusão social

Mediador: a confirmar

Palestra: Aspectos administrativos da inclusão social
Palestrante: Linamara Rizzo Battistella - secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência